02/05/23
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François Pierrel (JCDecaux), Gail Heimann (Weber Shandwick) e Neil Patel (Np Digital) falaram sobre as principais mudanças da área para o próximo ano Experts da comunicação estiveram reunidos no palco principal do Web Summit Rio nesta terça (2/5) para debater sobre as tendências de marketing digital para 2024 que vão impactar o mercado.
Na mesa redonda, participaram: François Pierrel (JCDecaux), Gail Heimann (Weber Shandwick) e Neil Patel (Np Digital), abordando temas que estão trazendo mudanças para a área como a inteligência artificial, dados, eventos mundiais e até mesmo os algoritmos das redes sociais.
Veja a seguir quais são as novidades que devem reverberar pelo mercado do marketing digital já no próximo ano.
5 tendências de marketing digital que você precisa conhecer antes de 2024:
Inteligência Artificial
Um dos principais tópicos quando o assunto é tecnologia, a inteligência artificial foi uma das pautas da mesa, em virtude dos impactos que está gerando principalmente no marketing digital e na produção de conteúdo.
‘Eu acredito que as pessoas pensam na inteligência artificial na perspectiva da massa, mas tem muitos aspectos que as pessoas não estão prestando a atenção. A maior mudança são dois aspectos: os analytics – que devem ajudar a analisar os dados em tempo real e Project Magic – uma nova versão de pesquisa do Google a partir de comportamento de consumo do usuário’, Neil Patel.
‘No Facebook, queríamos que as pessoas tivessem conversas 1 a 1. O papel da inteligência artificial é ajudar a personalizar as emoções, é a capacidade de entregar o sentimento certo, na hora certa. Sabendo o que acontece na vizinhança, na rua, isso ajuda na adaptação do conteúdo para o público’, François Pierrel.
Dados
Um dos benefícios apontados para a inteligência artificial no marketing digital é o uso e tratamento de dados por parte das empresas, que deve ser ainda mais potencializado em um futuro breve.
‘A principal tendência que vemos é a democratização. Se nós conseguirmos democratizar os dados, teremos empresas alimentadas por dados. Também precisamos antecipar, com a inteligência artificial, que é preciso encontrar o equilíbrio entre os humanos e também sobre a tecnologia’, Françóis Pierrel.
Humanização
De outro lado, vem a desmistificação de que a inteligência artificial vai acabar com certos postos de trabalho. A humanização também aparece em crescimento, na personalização do que a tecnologia não consegue proporcionar.
‘Uma tendência é a humanização, então estamos retornando a essência do que é humano, enquanto pilar. Isso explica porque temos pessoas alimentando a inteligência artificial. É preciso se manter humano, mesmo frente a maior tecnologia que já vimos’, Gail Heimann.
Redes Sociais
A produção de conteúdo deve se manter em alta como uma etapa importante do marketing digital. Agora o olhar deve se manter para os algoritmos, a veracidade das informações e a humanização daquilo que é feito, seja por usuários ou empresas.
‘Todo mundo agora é o Wally, a única forma de se destacar é quem cria conteúdo. Agora as pessoas tangibilizam a experiência, a inteligência artificial pega tudo o que tem na internet e transforma em conteúdo. O Google já revelou que 20% do conteúdo é duplicado, então quem cria vai sair na frente’, Neil Patel.
‘O problema das redes sociais é que as pessoas querem ver conteúdo autêntico. Elas não querem empresas sem rosto, elas querem empresas humanizadas. As coisas vêm mudando, principalmente por conta do TikTok, porque não é mais sobre as Kardashians, mas sobre as recomendações de conteúdo que chegam até você’, Gail Heimann.
‘Quando o Facebook foi criado, as informações ali eram verdadeiras – nome, aniversário, cidade. Mas com o crescimento, a gente perdeu a proximidade com as conexões e esse é o mesmo desafio que as marcas têm, em se manter próximas das pessoas’, François Pierrel.
‘TikTok é um lugar onde as pessoas fazem muita busca e também é onde aparecem os anúncios nas buscas. Por isso a otimização é muito importante, além dos comentários. As pessoas veem o que as outras escrevem e é isso que gera o engajamento de verdade’, Neil Patel.
Posicionamento
Outro ponto importante quando se fala em tendências é o posicionamento. Com grandes eventos mundiais pautando discussões entre usuários e organizações, é fundamental estar preparado em frente a diferentes cenários.
‘A gente usa os dados não para chegar a uma resposta, mas nos preparar para diferentes cenários. Eu não sei o que vai acontecer, mas eu vou estar preparado’, François Pierrel.
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