05/06/23
criativos
|todos
Depois de muitos anos, o headset de realidade virtual/aumentada da Apple finalmente foi revelado ao mundo. Chamado Apple Vision Pro, a empresa promete revolucionar não só o mundo do entretenimento e do trabalho, mas também o próprio dia a dia das pessoas com o dispositivo. Controlado apenas por gestos e pela visão, o headset exibe uma interface translúcida bem na frente do usuário que reage com a luz do ambiente e projeta sombras realistas. Além de trazer elementos do mundo virtual para o mundo real, o headset também é capaz de “teletransportar” o usuário para uma série de cenários extremamente impressionantes. Graças ao recurso EyeSight, os seus olhos continuam visíveis mesmo quando você está com o headset na cabeça. Quando alguém se aproxima de você, o headset esmaece o conteúdo e mostra a pessoa com clareza, mantendo-lhe ciente do que está acontecendo à sua volta.
O headset conta com uma peça de vidro que funciona como uma espécie de lente para o EyeSight e para os vários sensores que equipam o dispositivo. Sua estrutura em si é feita de uma liga de alumínio personalizada e conta com um botão e uma Digital Crown na parte superior.
A Apple firmou ainda uma parceria com a ZEISS para desenvolver lentes especiais para o headset. De acordo com a empresa, essas lentes se encaixam magneticamente no headset e permitem que pessoas que usam óculos possam aproveitar o conteúdo com a maior clareza possível.
É possível usar o Apple Vision Pro o dia todo com ele plugado na tomada ou com uma bateria externa com uma autonomia de duas horas. A escolha por essa bateria externa, é claro, foi justamente para tornar o conjunto mais leve e, portanto, confortável.
Em vez do Touch ID ou do Face ID, o Vision Pro usa o Optic ID, que escaneia a íris do usuário para verificar a sua identidade. Todos os dados capturados por essa tecnologia, é claro, são totalmente privados e armazenados de forma local, com a segurança da Secure Enclave.
É possível digitar usando o ditado ou o teclado virtual do visionOS, o sistema operacional do Vision Pro. Ele também é compatível com acessórios como Magic Keyboard e Magic Trackpad, entretanto, bem como controle de videogames.
É possível posicionar os apps de praticamente qualquer maneira, como um ao lado do outro ou um em cima/embaixo. Você ainda pode projetar uma espécie de segunda tela para o seu Mac e até mesmo usar apps do visionOS lado a lado com apps do macOS.
Algo bastante bacana é a possibilidade de visualizar modelos 3D enviados em apps como o Mensagens, por exemplo, bem como realizar chamadas do FaceTime que tomam o ambiente inteiro, sendo que o áudio de cada participante segue exatamente a direção em que a sua imagem está.
Para que tudo isso seja possível, o headset usa duas telas Micro-OLED de altíssima resolução, com 23 milhões de pixels cada — mais do que uma TV 4K convencional, de acordo com a Apple. Há ainda dois alto falantes com Áudio Espacial que usam uma tecnologia de ray tracing para gerar uma experiência de áudio personalizada, baseada na geometria da cabeça e da orelha do usuário.
O Apple Vision Pro também serve como uma câmera 3D, permitindo que o usuário grave vídeos e fotos com uma profundidade nunca antes possível num iPhone ou iPad. Ele também conta com sensores capazes de escanear o rosto do usuário e criar um avatar 3D super-realista, o qual pode ser usado no FaceTime, por exemplo.
Empurrado pelo chip M2, o Apple Vision Pro também conta com um novo coprocessador: o R1, que cuida de todos os sensores e câmeras do headset. Ele é responsável por processar todas as imagens numa velocidade de apenas 12 milissegundos, o que ajuda a evitar enjoos e delays.
O headset também permite que você transforme a sua casa numa verdadeira sala de cinema e crie telas gigantescas para assistir a filmes e séries — o que também se aplica aos jogos do Apple Arcade, vale notar. O próprio sistema trata de esmaecer o ambiente à sua volta para que a experiência fique ainda mais imersiva.
Para sedimentar esse potencial, a Apple também anunciou uma parceira com a Walt Disney, que prometeu trazer várias das suas experiências para o Apple Vision Pro. Além do Apple TV+, o Disney+ é outro serviço que estará disponível no headset já no seu lançamento.
De acordo com a companhia, o Apple Vision Pro será lançado no início de 2024 — apenas nos Estados Unidos, por enquanto —, por salgados US$3.500. Não há previsão de chegada ao Brasil e nem preço anunciado para o mercado nacional.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assine nossa newsletter e fique atualizado!